INSPEÇÃO EM VOO
FAB forma novos pilotos inspetores e operadores de sistema de inspeção em voo
A Força Aérea Brasileira (FAB) aposta na renovação para manter-se atualizada. Com esta premissa, cinco novos pilotos inspetores e quatro operadores de sistema de inspeção em voo foram integrados à tripulação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) responsável pela aferição dos auxílios à navegação aérea no Brasil.
Os militares foram capacitados ao longo de 12 semanas no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), para executar o planejamento, a condução e a análise dos dados obtidos nas inspeções em voo e missões de radiomonitoragem. Um trabalho silencioso que protege vidas e reflete o compromisso do DECEA com a segurança e a eficiência das operações aéreas no país.
A cerimônia de diplomação foi realizada na quinta-feira (13) e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; além de Oficiais-Generais da FAB e autoridades militares e civis.
Segundo o Tenente-Brigadeiro Medeiros, a frota moderna e as tecnologias embarcadas nas aeronaves de inspeção, combinadas com o preparo avançado de suas tripulações, garantem que o Brasil mantenha a liderança nas Américas em segurança operacional.
“Vocês, formandos, agora são pilares fundamentais para a projeção do DECEA e do Brasil. Mantenham o compromisso com a excelência e a segurança para continuar garantindo voos seguros a todos os brasileiros, levando o nosso controle aéreo onde o Brasil precisar”, declarou o Diretor-Geral do DECEA.
O Piloto Inspetor, Capitão Aviador Matheus de Almeida Gonçalves, e o Operador de Sistema de Inspeção em Voo, Primeiro-Tenente Especialista em Comunicações Bruno Costa dos Santos, foram os primeiros colocados do curso e receberam o prêmio Omnisys, concedido em reconhecimento do mérito daqueles que se destacaram no estudo de aplicações tecnológicas avançadas, contribuindo para a contínua formação de profissionais qualificados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
“A partir de hoje começa um período de novas responsabilidades, de perfilar com àqueles que nos trouxeram até aqui nesse período de formação, para assumir as funções de olhos do SISCEAB, na vigilância dos serviços prestados e na manutenção do elevado patamar de credibilidade de que dispõe todo o Sistema”, afirmou o Capitão Almeida.
O Tenente Bruno falou das expectativas após o término do curso. “Desejo poder aplicar os conhecimentos adquiridos neste período e entregar à comunidade aeronáutica auxílios precisos e confiáveis, contribuindo com a segurança dos voos no Brasil”, disse.
A solenidade também foi marcada pela entrega do título de Piloto Inspetor Honorário ao Comandante da Aeronáutica, ao Diretor-Geral do DECEA e ao Chefe de Gabinete do DECEA, Coronel Intendente Wagner Gomes de Araújo. A homenagem foi criada para destacar o Oficial que tenha prestado relevantes serviços à inspeção em voo.
“Fazer parte deste grupo de piloto inspetor honorário é um orgulho. Mais do que isso, orgulho maior ainda é fazer parte de uma Força que tem no seu bojo um Departamento de Controle do Espaço Aéreo tão importante, valorizado e que tanto nos orgulha”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.
Fotos: DECEA
